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A COLISÃO

    
      Aproximadamente as 23:30 do dia 14 de abril de 1912, o Titanic navega pelas águas gélidas do atlântico norte em força total de seus motores sobre um enorme campo de gelo. Na asa da ponte, Murdoch e Moody observão um ponto distante de luz branca a bombordo que nunca foi identificado. Acredita-se que era o Californian.
     A maior parte dos passageiros já estão em seus aposentos, a noite estáva bastante fria, mas ainda pode-se encontrar algumas pessoas perambulando pelos convéses de passeio.
     23:40 o vigia Fleet vê, a menos de 500m, um grande massa escura que esconde o brilho das estrelas elevando-se 20m da superfície. Quando percebe o que é, toca o sino três vezes e apanha o telefone de imediato para o contato com a ponte de comando.
O que ele vê é um enorme iceberg exatamente na reta do navio. O vigia grita ao telefone quando percebe que alguém atende:
     - Têm alguém aí?
     - Sim, o que você viu? - Responde Moody em tom sereno.
     - Um iceberg em frente!

     Moody agradece educadamente e ordena que o timoneiro de plantão, Hichens carregue todo o leme a estibordo e ordena a sala de máquinas reversão total dos motores. O Titanic está a 22,5 nós (41,6km/h), e são necessários de 20 a 30 segundos para que o navio respondesse ao timão. Era necessário de 600 a 800 metros para que o navio mudasse sua rota, mas desde o aviso do vigia, o tempo foi muito curto. 37 segundos após o aviso, o navio praticamente navegando quase que numa diagonal de 10 graus, bate no iceberg em seu costado de estibordo abaixo da linha d'agua e três metros acima da quilha.
Durante dez segundos um tremor e um rangido ensurdecedor asusta alguns passageiros. Os rangidos são as placas de metais sendo retorcidas e tendo as cabeças de seus rebites arrancados fora pelo iceberg. Duas toneladas de gelo se desprendem do iceberg e alguns pedaços caem sobre o castelo de proa.
      O oficial ordena o leme a bombordo. As comportas a prova d'agua são fechadas nos compartimentos inferiores.
     O navio passa o iceberg. O cume da grande massa de gelo passa o convés de barcos em sua altura. Pessoas que viram relatam que era de uma cor azul escuro e não branco. Então a montanha de gelo vai ficando para trás.
     Ao chegar a ponte de comando, o capitão quer saber o que está acontecendo. Ao ser informado do iceberg, solicita a parada total dos motores, o fechamento das comportas, que ja estão fechadas, e a verificação das avarias. O Titanic pára os motores e apenas flutua nas aguas gelidas do atlântico norte.


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