O
grande estaleiro construído para receber o Titanic e seu irmão gêmeo
Olympic. Era o maior e mais moderno estaleiro do mundo na época. Ainda
hoje em Belfast, Irlanda onde foi construído, encontra-se marcas da
grande estrutura no chão. O Titanic começou a ser construído em 31 de Maio de 1909, após um longo processo de planejamento
Operários indo ao estaleiro Harland e Wolf |
Olympic e Titanic sendo construídos |
Quilha do Titanic, para os leigos, pode-se dizer que é como se fosse uma espinha de metal |
Titanic semanas antes de ser lançado ao mar |
Aqui temos uma idéia de como as pessoas viam o Titanic das ruas de Belfast. O Olympic já não está mais no estaleiro. |
Parte do Motor |
Turbina do Titanic |
Outra parte do motor |
LANÇAMENTO AO MAR
Em 31 de maio de 1911, o casco do Titanic sendo lançado ao Mar. 2 mil toladas de lubrificante foroam colodaos no casco para o deslizamento até a água. 100.000 pessoas acompanharam este momento. Após 62 segundos da descida do estaleiro, o Titanic encontra o mar pela primeira vez.
Em 3 de fevereiro de 1912, o Titanic é rebocado até um dique seco para poder ser finalizado.
Pela
lógica, acredito que esta primeira foto onde mostra o dique seco foi tirada a bordo do Olympic, pois ao
fundo pode-se perceber que têm um navio sendo construído que pode ser o
Titanic. É o dique onde vai Titanic foi finalizado
Dique seco onde o Titanic foi finalizado Ele existe até hoje em Belfast |
Titanic sendo rebocado até o dique |
Hélices sendo colocadas |
Hélices prontas |
Titanic pronto, só falta finalizar a decoração interna e testar sua navegabilidade |
Praticamente pronto com as 4 chaminés intaladas, pintadas e funcionando |
TESTE DE VELOCIDADE
Em 02 de abril de 1912 as 10:00, o Titanic ínicia seus testes de velocidade no rio Lagan puxado por pequenos rebocadores. Após navega no lago de Belfast com seus próprios meios e atinge 20 nós. É também testado os motores reversos.
As 14:00 o navio avança para o mar da Irlanda a uma velocidade de 18 nós.
Os testes de velocidade duram menos de um dia sob a supervisão Francis Carruthers do Board of Trade.
Charles Barrlet (foto) |
As 18:00 ao longo do o navio navega com os seus próprios recursos e retorna até o lago de Belfast onde para e recebe de Carruthers o certificado: "Bom por um ano a partir de 2 de abril de 1912".
As 20:00 horas o Titanic parte para Southampton, principal terminal de vapores da White star line desde 1907. Uma viajem de 917km. O navio está sob o comando do capitão Charles Barrlet (foto), Superintendente da marinha da White Star Line.
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